Já pensou quanta coisa de madeira tem na sua casa que poderia ganhar uma cara nova?
A Pintura na Madeira é uma ótima forma de recuperar uma madeira que parece velha e dar vida a ela com cores e desenhos.
APRENDA CROCHÊ
PRATICANDO
15 minutos
POR DIA
* Conteúdo VIP enviado somente por e-mail
Mais de 870 crocheteiras já receberam !!
A Pintura em madeira ajuda a aliviar o estresse, melhora a coordenação motora, além de ocupar a mente, ótimos motivos pra você começar a praticar e não parar mais.
Então vamos lá, mãos á obra:
O que você precisa
- Espátula de Metal
- Lixa Grossa (menor que 120)
- Lixa Fina (maior que 180)
- Massa de preenchimento
- Pincel de boa qualidade
- Tinta de Madeira de boa qualidade
- Selador de Madeira (opcional)
Prepare a madeira
Não vá com muita pressa pra chegar logo ao resultado. Muitas pessoas começam a pintar sem preparar a madeira antes, um erro que vai interferir no resultado final.
Lave-a, remova manchas, remende onde precisa remendar, pregue onde precisa pregar. Essa é a hora de você colocar a madeira em ordem. Use uma massa de boa qualidade para tapar buracos e rachaduras.
Remova a sujeira
Se a madeira já estiver pintada ou houver algum resquício de tinta, remova-o com uma espátula. Raspe o máximo que puder. Evite usar removedores químicos.
Hora de Lixar
Foque em lixar e raspar a madeira a fim de obter uma superfície porosa pra receber a tinta. Lixe a primeira vez com uma lixa grossa (menor que 120) e a segunda vez com uma lixa fina (maior que 180).
Se você tiver acesso a uma lixadeira, a brincadeira fica mais divertida nessa hora.
Hora de limpar
Limpe qualquer resíduo de poeira cuidadosamente e em seguida passe um pano úmido. Se tiver um aspirador de pó ou um soprador pode usar também pra ajudar a deixar a madeira perfeita pra receber a tinta.
Preserve as partes necessárias
Proteja as partes que você não quer pintar com uma fita adesiva. Você pode usar uma fita própria para tinta látex que adere bem à madeira.
Aplique a base
Aplique o Primer na madeira até obter uma consistência uniforme e intensa. Se precisar aplique mais demãos de Primer, sempre lixando com uma lixa fina entre as demãos. Use o primer à base de látex.
Escolha a Tinta
Escolha uma boa tinta látex (à base d’água), ela adere bem à madeira e seca mais rápido, porém se o seu trabalho for ficar exposto a um desgaste maior, use uma tinta à base de óleo, que é mais cara, mas dura mais.
Pinte a madeira
Escolha um Pincel de boa qualidade e comece a pintar a madeira. Comece do topo da madeira pra baixo. Repita 3 a 4 vezes a passada de pincel, percorrendo a madeira como se tivesse fazendo listras retas.
Repita até que a madeira esteja totalmente coberta de tinta. Evite deixar as marcas de pincel visíveis, principalmente se for usar tinta látex.
Aguarde a secagem
Aguarde que a peça seque totalmente antes de repetir o processo, caso não esteja satisfeito com o resultado ainda. Sempre dando aquela lixadinha de leve com a lixa fina entre as demãos.
Você também pode dar uma mão de selador de madeira pra deixar seu trabalho mais brilhoso e protegido do desgaste.
Aula em vídeo passo a passo
Nessa aula em vídeo, vamos apresentar um outro trabalho de Pintura em Madeira que também fica muito lindo e é muito fácil de fazer, assista e pratique: