Você sabe segurar uma agulha de crochê corretamente?
Será que existe um jeito correto de segurá-la?
O que é a Pegada Tunisiana?
Essas são as perguntas que você encontrará as respostas aqui nesse texto.
Há muitas maneiras diferentes de segurar uma agulha de crochê e um fio, mas, na maioria das vezes, as crocheteiras seguram dessas 2 formas:
- Pegada de lápis
- Pegada de faca
Aprender como cada método funciona é o primeiro passo para entrar no mundo do crochê.
Ao experimentar essas pegadas, lembre-se de que essas são apenas as formas mais comuns de trabalhar. Existem muitas possibilidades e variações, por isso, se elas não funcionarem para você, continue tentando coisas diferentes para ver o que é mais confortável para você.
Segurando a Agulha de Crochê com a Pegada de Lápis
Quando você segura sua agulha de crochê da mesma maneira que segura um lápis ou uma caneta, ela é chamada de “pegada de lápis”.
A pegada de lápis lhe dá o mesmo tipo de controle que você teria ao escrever com um lápis ou caneta, ou ao pintar com um pincel.
Nesse método, o gancho normalmente funciona de cima para baixo descendo nos pontos.
Para fazer crochê com a pegada de lápis, segure a agulha de crochê com o polegar, o dedo indicador e o dedo médio da mão direita.
Segure a sua peça de crochê e regule a tensão do fio com a mão esquerda.
Você também pode usar as duas mãos para segurar a sua peça de crochê com uma parte dele na mão esquerda, e a outra parte entre o dedo mindinho e o dedo anelar da mão direita.
Pegada de Lápis para Canhotos
Se você é canhota, a pegada de lápis é a mesma, apenas invertendo a mão.
Como muitas pessoas que são canhotas seguram seus lápis de maneira um pouco diferente, use a empunhadura com que você se sente mais confortável.
Segurando a Agulha de Crochê com a Pegada de Faca
Quando você usa a pegada de faca, é semelhante a segurar uma faca de jantar. Este é um aperto que lhe dá o mesmo tipo de controle que você tem quando corta sua comida com uma faca.
Alguma crocheteiras frequentemente afirmam que esse método é o mais fácil para as mãos, os críticos afirmam que é menos preciso que a pegada de lápis.
Mesmo se você costuma usar a pegada de lápis, pode achar a pegada de faca mais confortável ao trabalhar com Agulhas grandes.
Neste método, o gancho funciona normalmente a partir de baixo para cima e sobe para os pontos.
Para fazer crochê com a pegada de faca, segure a agulha de crochê na mão direita com a mão sobre o gancho e com o dedo indicador levemente estendido para guiar o gancho. Segure a sua peça de crochê com a mão esquerda enquanto regula o fio e a tensão do fio.
Pegada de Faca para Canhotos
Tal como acontece com a pegada de lápis para canhotos, você pode simplesmente inverter a pegada de faca para mão esquerda enquanto você trabalha da esquerda para a direita.
Muitas crocheteiras canhotas preferem a pegada de faca, então não deixe de experimentar este método, adaptando-o como você precisa.
Como usar a Agulha Tunisiana
Uma agulha de crochê tunisiana (também conhecida como agulha de crochê afegã) é diferente de uma agulha de crochê tradicional. Essas agulhas são mais longas e não possuem um descanso para o polegar.
Você não deve usar uma pegada de lápis para segurar uma agulha de crochê tunisiana. Em vez disso, use uma pegada que permite manipular tanto a agulha quanto a peça enquanto você faz o crochê. É quase como um cruzamento entre uma pegada de lápis e uma pegada faca.
Ao trabalhar em crochê tunisiano, deixe sua mão de trabalho formar um punho solto e fácil. A agulha de crochê precisa ser capaz de girar e se mover livremente dentro da mão.
Use os dedos e a mão para manipular a agulha de crochê e a peça de trabalho, incluindo pontos de avanço em ambas as direções da agulha.