Você sabia que a melhor forma de aprender crochê é usando os dedos?
Deixe de lado a agulha de crochê e use o dedo para fazer as suas primeiras peças! Depois que você aprender crochetar com os dedos, você verá que é tão simples que deveria ter tentado antes.
Essa técnica é ótima para ensinar crianças, idosos e adolescentes a fazer crochê, especialmente para mãos pequenas ou frágeis que talvez ainda não estejam prontas para controlar uma agulha de crochê.
Um dos benefícios do crochê é que ele ajuda a desenvolver habilidades motoras finas. Isso o torna perfeito para pessoas que precisam trabalhar com as mãos e reconstruir o movimento muscular.
Se você precisar de mais um motivo para experimentar este método de crochê, é melhor trabalhar com fios super volumosos. Isso significa que seu trabalho irá evoluir mais rápido do que a maioria dos trabalhos com agulhas de crochê!
Como começar crochê com o dedo
Você só precisa de duas coisas para crochetar com os dedos:
- fio
- e suas mãos
Escolha um fio que seja super volumoso (tamanho 6 ou 7). Você também pode segurar vários fios de um novelo mais fino enquanto trabalha, mas é mais fácil começar com um único fio.
O tamanho do seu dedo determina o tamanho dos seus pontos, semelhante ao que faz uma agulha de crochê. No entanto, você ainda pode ajustar sua tensão para que você possa fazer crochês mais ou menos espaçados.
Comece com um nó deslizante
Como recomendado em qualquer trabalho de crochê, comece com um nó deslizante.
Faça o nó deslizante no dedo indicador de sua mão dominante. O nó deve estar um pouco solto.
Fazer um ponto de corrente inicial
Enrole o fio de trabalho sobre o dedo e, em seguida, puxe-o através do nó deslizante. Isso faz seu primeiro ponto de corrente.
Pode ser complicado usar o dedo da mesma maneira que você usa uma agulha de crochê, de modo que ajuda a segurar o fio com o dedo e o polegar conforme você o desenha.
Puxe o laço para cima em seu dedo, mantendo-o solto e aberto.
Adicionar pontos de corrente para começar
Continue adicionando pontos de corrente para fazer uma corrente de partida.
Como você trabalha linhas regulares de crochê, você pode achar que eles trabalham um pouco mais solto do que esta primeira cadeia. Para evitar tensão irregular, mantenha essa linha mais solta do que você acha que deveria ser. Depois de alguma prática, você encontrará a melhor tensão de crochê para você.
Insira o seu dedo no ponto
Agora é hora de fazer um único ponto de crochê .
Insira o dedo na segunda corrente do seu dedo. Esta é a mesma coisa que você faria para um único ponto de crochê com uma agulha de crochê comum.
Se você quiser começar com um ponto de crochê básico diferente, siga as mesmas instruções que normalmente faria para aquele ponto.
Desenhe um Loop
Enrole o fio sobre o dedo e desenhe-o pelo ponto da corrente.
Novamente, ajuda usar o polegar para fazer o loop passar.
Fio sobre o seu dedo novamente
Você deve ter dois loops no seu dedo agora.
Enrole o fio sobre o dedo novamente.
Puxe o fio pelos laços
Desenhe o loop de fios através de ambos os loops em seu dedo.
Você pode até achar útil usar sua mão não dominante para ajudar a trabalhar nas alças. O processo de crochê com os dedos requer um pouco de prática e, assim como segurar uma agulha de crochê , é preciso descobrir o que é certo para você.
Ponto único de crochê concluído
Quando você completar o primeiro ponto de crochê, você deve ter um laço deixado em seu dedo.
Agora você pode fazer o próximo ponto.
Pontos de trabalho em toda a corrente
Dedos de crochê em toda a cadeia de fundação, trabalhando um ponto em cada cadeia.
Você deve ser capaz de virar o trabalho enquanto deixa o loop ativo em seu dedo. Mas você pode removê-lo do seu dedo se isso for mais confortável.
Faça um ponto de corrente para uma corrente de volta
Faça outro ponto corrente para uma corrente giratória.
Use o número de pontos da corrente como faria para qualquer tipo de ponto em que você esteja trabalhando.
Continue trabalhando nas linhas
Agora você pode continuar crochetando pelas linhas exatamente como faria no crochê padrão.
Coloque o dedo no próximo ponto, passe o fio, passe o fio, passe o fio pelos laços.
Quando você chegar ao final do seu projeto, apare seu fio, deixando uma cauda de pelo menos oito 20 cm. Puxe a extremidade pelo loop ativo para fixar o ponto.
Dicas para Trabalhar Crochê com o Dedo
O crochê com o dedo é fácil de aprender, especialmente se você já sabe como fazer crochê. Mas essas dicas podem ajudar você a começar de maneira mais tranquila:
- Os pontos mais curtos são mais fáceis de trabalhar do que os pontos mais altos. Você só tem muito espaço no seu dedo para todos aqueles laços de lã!
- Trabalhar plano em linhas (em vez de na rodada com junções) é mais simples de iniciar.
- Se você precisar tirar uma folga do seu crochê de dedo, use um marcador de ponto de crochê grande ou um clipe para evitar que o laço ativo seja puxado.
- Obtendo o medidor correto pode ser complicado até você aprender a ajustar sua tensão. Escolha projetos em que o medidor não seja vital, como lenços e cobertores.