Quando você estiver começando a fazer crochê, algumas coisas serão novidades e poderão interferir na sua produtividade.
Aproveite essas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o tempo gasto e passar horas agradáveis fazendo seu crochê.
#1 – Transforme meadas em formas de fio
Se você está impaciente para começar o seu projeto, você pode ficar tentado a rasgar o rótulo de seu fio e começar a trabalhar.
Tecnicamente, você pode fazer crochê com novelos de lã, mas em muitos casos, você pode conseguir melhores resultados se você tomar o tempo para enrolar a meada em uma bola primeiro. Isto funciona muito bem para iniciantes.
As bolas de fio têm algumas vantagens sobre as meadas:
- Evite emaranhados. Meadas de fio podem emaranhar facilmente no final. Bolas de fio são menos propensas a emaranhar.
- Melhore a tensão. Se você tiver dificuldade em atingir a tensão, tente trabalhar com um novelo de lã em vez de uma bola.
#2 – Remova obstáculos antes de começar
- Cabelos Longos:Se o seu cabelo for comprido o suficiente para atrapalhar, lembre-se de pentear e prendê-lo antes de começar a fazer crochê. Isso ajuda a evitar que o cabelo fique emaranhado no seu trabalho.
- Jóias:Você pode querer remover suas jóias, especialmente anéis e pulseiras, antes de fazer crochê. O fio pode pegar jóias e dificultar o seu progresso.
- Gatos:Se possível, mantenha os gatos fora da sala quando estiver fazendo crochê. Um gato não consegue resistir a um novelo de lã em movimento. Um gato também pode arruinar um projeto de crochê sem muito esforço.
#3 – Posicione o fio corretamente
Posicione a bola de lã de modo que ela possa se desenrolar facilmente enquanto você faz crochê.
- Se você está fazendo crochê em casa em uma cadeira confortável, você pode manter a bola de lã no colo ou no chão ao seus pés, o que você preferir.
- Se você estiver fazendo crochê em um avião ou em um veículo em movimento, coloque a bola de lã dentro de uma sacola para evitar que ela role e desenrole.
#4 – Troque as agulhas de crochê quando necessário
As crocheteiras iniciantes tendem a trabalhar com muita força ou de maneira muito frouxa.
- Se o seu trabalho for muito apertado, escolha uma agulha de crochê maior .
- Se o seu trabalho estiver muito solto, escolha uma agulha de crochê menor.
- Tenha em mente que o tamanho do gancho indicado na etiqueta do seu fio não é mais do que um ponto de partida sugerido.
- Faça sua experiência com ganchos antes de iniciar um projeto. O momento ideal para fazer isso é quando você está fazendo suas amostras de calibre.
#5 – Mas evite trocar as agulhas durante o trabalho
Você quer que seus pontos sejam consistentes durante todo o seu projeto. Se você alternar os ganchos, corre o risco de criar inconsistência. Mesmo as mudanças do mesmo tamanho do gancho de um fabricante para outro podem ser problemáticas.
- O tamanho do gancho nem sempre é consistente entre os fabricantes.
- Pequenas diferenças na forma de gancho podem mudar a maneira como você segura o gancho ou forma seus pontos.
#6 – Tente agulhas de crochê ergonômicas
As agulhas de crochê ergonômicas são projetadas para serem confortáveis. Se você puder encontrar uma agulha ergonômica que você goste, pode tornar o tempo que você passa crochetando mais agradável do que seria de outra forma.
#7 – Aproveite o tempo livre pra fazer amostras de pontos e calibre
Faça amostras de calibre do crochê para treinar. Você pode pensar que as amostras de calibre de crochê são uma perda de tempo, mas não. É a parte mais importante do projeto, especialmente se o seu trabalho é uma peça de roupa. Se você pular a amostra de calibre, seu projeto provavelmente acabará saindo do tamanho errado.
#8 – Não tenha medo de desfazer um trabalho
Se você perceber que cometeu um erro algumas linhas de volta, retire os pontos até esse ponto e tente novamente.
#9 – Não tenha medo de experimentar
Não há “polícia de crochê”, e nada trágico acontecerá com você se um experimento falhar. Prática e experimentação são duas das melhores maneiras de romper com o status de iniciante.
Considere algumas experiências simples:
- Substitua cores em um padrão.
- Escolha fios diferentes.
- Adicione ou subtraia detalhes. Se um padrão pede franja que você não gosta, substitua um rebordo. Adicione uma flora um chapéu simples.
- Conforme você aprende mais, não tenha medo de experimentar coisas mais complexas:
- Adicione listras a um padrão simples.
- Varie os pontos que você usa.
- Improvise personalizações. Faça mangas compridas em vez de mangas curtas em um suéter. Modifique o decote.
Alguns desses experimentos podem não funcionar, mas cada um ensinará algo novo.
#10 – Faça amizade com outras crocheteiras
Até agora, você provavelmente já descobriu que existem muitas abordagens possíveis para crochê, e todas elas são válidas. Todas as crocheteiras de longa data têm experiências e conhecimentos únicos para compartilhar.
Participe de um grupo de crochê local ou encontre um fórum onde você pode continuar aprendendo com esses especialistas experientes. Mesmo se você estiver fazendo crochê há anos, você pode aprender algo novo.